sábado, 7 de junho de 2008

Entre símbolos e ideais


O ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev sugeriu de sepultar o corpo mumificado, e exibido desde 1924, do líder e fundador da União Soviética Vladimir Lênin. A idéia, no entanto, não recebeu grande apoio popular e ainda foi questionada pelo ex-ministro Andréi Vorobiov: "Por que tirá-lo do mausoléu? Trata-se da nossa história".

Uns símbolos caem, outros símbolos resistem. Até que ponto as idéias permanecem?



Felipe Muanis

Diretor de arte e ilustrador

quinta-feira, 5 de junho de 2008

I want to say one word to you. Just one word. Are you listening? Plastics.

Desde 1º de junho deste ano o governo chinês proibiu que supermercados, lojas de conveniência e demais estabelecimentos comerciais forneçam sacolas plásticas gratuitamente a seus clientes. Segundo o site Faça a sua parte > http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte/2008/01/diga-bu-as-sacolas-plasti
cas.html
>, "com a proibição, estima-se que a China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano, já que é o país que mais consome sacolas plásticas no mundo".

Bruno Porto

terça-feira, 3 de junho de 2008

Quem dá mais?


Uma alemã ofereceu na última semana, no site de vendas E-bay, seu próprio filho. de sete meses. O E-bay denunciou a mãe de apenas 23 anos e a polícia tirou-lhe a guarda da criança. A mulher alegou que se tratava apenas de uma brincadeira. No anúncio estava escrito o seguinte:

"Vendo meu bebê quase novo, porque ele ficou barulhento demais para o meu gosto. Trata-se de um bebê masculino, com cerca de 70 cm. Pode ser usado no pano para carregar bebê ou em carrinho."

Em tempo de achar criança em lata de lixo, buraco, rio, a nova modalidade é achar na internet. Os meios evoluem, mas a insanidade humana continua a mesma.

Felipe Muanis

E agora, Miles?


Hoje passei pelo centro de Curitiba e vi uma recém inaugurada loja de calçados. Nada de mais. O problema é que ali naquele ponto funcionava a melhor casa de jazz da cidade. Que pena. Reflexo de uma sociedade carente de valores culturais e repleta de noções de consumismo. Que pena. Ainda bem que Miles que não está mais aqui pra ver.

zeh

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tortura



da Folha Online
"Uma repórter, um fotógrafo e um motorista do jornal O Dia, do Rio, foram seqüestrados e torturados por milicianos que atuam na favela do Batan (zona oeste do Rio) enquanto faziam uma reportagem, conforme texto que o próprio jornal publica amanhã (1º). O crime ocorreu no último dia 14 de maio. Os profissionais afirmam que há PMs envolvidos no crime".

Esse talvez seja o crime mais cruel possível, submeter pessoas ao terror para que se calem frente a uma realidade que tentam combater. Louvável a coragem desses repórteres que mesmo tendo sido ameaçados cumprem seu papel e denunciam os criminosos, mostrando assim a essas organizações que a sociedade organizada é mais forte do que eles.

Marcos Minini