
//////////////
AMAZÔNIA
A AMAZÔNIA VIROU ASSUNTO POLÊMICO NAS MANCHETES DO MUNDO. ENTIDADES NÃO-GOVERNAMENTAIS E GOVERNOS DE OUTROS PAÍSES QUEREM PARTICIPAR DA CONSERVAÇÃO. O BRASIL RECUSA-SE A ACEITAR CONDICIONALIDADES PARA RECEBER OS RECURSOS DE ENTIDADES E DE OUTROS GOVERNOS.
NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS FORAM MAIS DE 100 MIL KM² DESMATADOS, UMA ÁREA MAIOR DO QUE A DE PORTUGAL. 17% DA COBERTURA ORIGINAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA NÃO EXISTE MAIS. PESQUISADORES DO INSTITUTO DO HOMEM E DO MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA ESTIMAM QUE SÓ 43% DO BIOMA PERMANECE VERDADEIRAMENTE INTACTO.
OS ÍNDIOS DA AMAZÔNIA SE TORNARAM OS MAIORES PROPRIETÁRIOS DE TERRA DO BRASIL DEPOIS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. ELES FORMAM 0,2% DO PAÍS, MAS AS SUAS TERRAS OCUPAM 13% DA SUPERFÍCIE BRASILEIRA. BOA PARTE DELES DEPENDE, CADA VEZ MAIS, DE CESTAS BÁSICAS DOADAS PELO GOVERNO, ONGS OU UNIVERSIDADES.
A RAPOSA SERRA DO SOL, ÚLTIMA RESERVA INDÍGENA A SER DELIMITADA PELO GOVERNO, TEVE UMA ACIRRADA DISPUTA COM PRODUTORES DE ARROZ QUE QUEREM PERMANÊNCIA NA REGIÃO. OS ÍNDIOS JÁ RECORRERAM À ONU, PEDINDO PRESSÕES SOBRE O GOVERNO BRASILEIRO PELA FALTA DE AGILIDADE NAS DECISÕES JUDICIAIS DA RETIRADA DE PRODUTORES. MUITAS PESSOAS QUESTIONAM A COINCIDÊNCIA DA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS COM JAZIDAS DE MINERAIS DE IMPOTÂNCIA LOCALIZADAS NA REGIÃO.
EXISTEM 100 MIL ONGS ATUANDO NA AMAZÔNIA. HÁ 29 ONGS CAPTANDO RECURSOS FEDERAIS E EM 2008 DEVEM FATURAR R$ 3 BILHÕES. VÁRIAS ONGS SÃO PATROCINADAS DE ORGÃOS EXTERNOS E RECEBEM BILHÕES DE EUROS, DÓLARES, LIBRAS E OUTRAS MOEDAS.
Renato Moraes.
//////////////
Nenhum comentário:
Postar um comentário