terça-feira, 25 de março de 2008

L., 12 anos


assistindo ao noticíario da tv essa semana, uma notícia me chamou a atenção. a terrível tortura de uma menina de 12 anos pelas mãos de sílvia calabresi lima, com quem ela morava. a menina foi encontrada
algemada em uma escada de ferro, na área de serviço do apartamento. seus pés mal tocavam o chão, oito dedos das mãos estavam quebrados, a maioria das unhas arrancadas e sua boca estava tampada com gaze
embebida em pimenta. na mesma casa da mulher moravam o marido, os dois filhos, a mãe adotiva e a empregada. o caso não é único e a descrição das torturas são de arrepiar. vão de terror psicológico a
dentes quebrados a martelo. quando ouvi a notícia, pensei que seria um tema muito árido para um cartaz, visto que, nesse caso, a composição pouco importava. confesso que me senti mal em pensar que precisaria decidir esteticamente sobre uma imagem ou fonte para um tema assim. mas minha dúvida se era o tema certo terminou quando minha filha de seis anos, a giulia, que assitia e brincava ao mesmo tempo, fez uma pergunta que, de tão simples, me deixou desarmado. ela perguntou, simplesmente, por que aquilo tinha acontecido? Eu não sabia a resposta, mas tinha descoberto a imagem do cartaz. As fontes do cartaz são dela, assim como a idéia.

giulia franco tauchmann
ale tauchmann

2 comentários:

Semana em Cartaz disse...

é uma resposta realmente difícil para se dar a um filho, eu não saberia responder nem para um adulto. como a maioria das questões levantadas aqui e que parecem ser possíveis de se resolver em teoria, mas na prática...

marcos minini

Anônimo disse...

Expressar o assunto com uma ilustração se torna tão dificil quanto a resposta á uma criança.
Mas a saída encontrada em letras inocentes da um bélo contraste a brutalidade tematica.