segunda-feira, 14 de julho de 2008

Servir e proteger


Os casos envolvendo o despreparo da polícia não são novidade para nós, mas nos últimos dias dois casos muito parecidos chamam a atenção pelo total descaso a qualquer tipo de regra de conduta. Primeiro o garoto assassinado no Rio enquanto a mãe desesperada atirava para fora do carro uma ameaçadora sacola de fraldas para alertar os PMs de que se tratava de uma família dentro do carro e não de bandidos. Neste fim de semana outro caso, dessa vez envolvendo dois amigos que voltavam de um baile no interior do Paraná e tiveram o carro crivado de balas, ocasionando a morte de uma garota de 19 anos. A frase dita por um dos PMs ao colega quando viu o que tinha acabado de fazer foi: "fizemos cagada". Cagada é o nome que se dá ao fato de tirar a vida de uma pessoa inocente e arrasar com a vida de uma família, cagada é a falta de confiança da sociedade em quem é pago para nos proteger. Mas é esse o modo de operação da polícia, atirar antes e depois procurar ver se o alvo era mesmo o alvo certo. Cagada.

Marcos Minini

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Minini! Belo texto também! Acho que você traduziu com a palavra certo o que vivemos!

Pajja disse...

Muito bom o post. Pra mim que não moro no Brasil atualmente essas notícias diminuem significativamente minha saudade da pátria amada, salve, salve. Fiz recentemente um post olhando a questão sobre outro ângulo também. As cagadas acontecem porque os políciais estão se cagando de medo dos bandidos e são despreparados e mal pagos. E no país dos absurdos, daqui a pouco essas notícias não vão mais nos chocar, assim como nossos olhos já estão caleijados de ver notícias sobre corrupcão e violência e nada muda, década após década...

Anônimo disse...

E todo o mercado sensacionalista que está se alimentando disso? A policia não está preparada, a policia faz cagada. Vamos ficar bem de cara afinal é ano de eleições.

Eduardo Bittencourt disse...

Genial Minini,

Graficamente irretocável. Mas gostaria de ponderar. A violência que vivemos é fruto única e exclusivamente do abandono e proposital descaso por parte de nossos governantes com relação a educação no Brasil. Como disse em no texto "A máquina que mata sem remorso e a revolução da violência.", publicado em meu blog (www.direitosemreserva.blogspot.br), "...Violência se combate com inteligência e não truculência...". O problema é que não há inteligência por parte das instituições de segurança pública, aliada a total ignorância de uma população que a décadas esta completamente abandonada pelo estado. Eles simplesmente tentam sobreviver com der. Mas isso não diminui em nada a genialidade de sua peça. Parabéns.